Produção Científica



Dissertação de Mestrado
16/03/2022

A inversão da forma de onda completa pode compensar a falta de iluminação na tomografia poço-a-poço?
A iluminação sísmica em cada ponto da região interpoços pode ser definida como o ângulo máximo entre os raios que passam por esse ponto. Interfaces completamente contidas nas aberturas angulares podem ser imageadas com a tomografia de tempo de trânsito da primeira chegada (first arrival travel time tomography, ou FATTT). Nós investigamos se a inversão de forma de onda (full waveform inversion, ou FWI) 2D acústica pode compensar a falta de iluminação. Nós usamos dados sintéticos gerados com fontes de forma Ricker com frequências de pico de 100 ou 500 Hz, resultando em superposição pequena das bandas de frequência, de tal forma que uma abordagem de FWI multiescala é aplicada, em que os resultados com o conjunto de dados de 100 Hz são usados como entrada para o conjunto de 500 Hz. Nós investigamos dois casos: no primeiro (FWI T), somente as ondas registradas no poço oposto são usadas enquanto, no segundo caso (FWI T+R), as ondas registradas em ambos os poços são usadas. Para uma única interface separando dois meios, a forma da onda transmitida varia significantemente apenas quando a interface está contida dentro das aberturas angulares. Portanto, famílias de tiro comum para modelos de camadas com interfaces fora das aberturas angulares podem ser aproximadamente reproduzidas com um meio homogêneo equivalente. Dessa forma, em comparação com FATTT, ambos os casos de FWI resultam em uma melhoria moderada para modelos com interfaces dentro da cobertura angular, mas não conseguem compensar a falta de iluminação. Nessa situação, pequenos aumentos de resolução são obtidos tanto com FWI T como com FWI T+R. Contudo, para modelos na condição mista em que camadas com interfaces contidas na abertura angular são cortadas por uma falha, a FWI oferece melhorias substanciais sobre a FATTT, mesmo se o plano de falha está fora da cobertura angular e a FWI T é aplicada. Nessa situação mista, a resolução também aumenta quando FWI T+R e fontes de maior conteúdo de frequência são usadas.

Dissertação de Mestrado
16/03/2022

Inversão conjunta de dados MCSEM e MT 3D
Neste trabalho aplicamos a inversão conjunta nos conjuntos de dados MMT e MCSEM simultaneamente e comparamos com as inversões para cada dado separadamente. Estes dois métodos fornecem informações complementares, enquanto o MMT fornece conhecimento sobre estruturas profundas, o MCSEM identifica corpos resistivos delgados. Além de compartilharem o mesmo parâmetro físico, na prática os dados poderem ser coletados pelos mesmos receptores. O método de inversão usado foi o de Gauss-Newton com a estratégia de Marquardt. Para introduzir informações a priori, aplicamos os regularizadores de suavidade global e variação total. Testamos dois modelos distintos para verificar a eficácia da técnica de inversão conjunta. Os resultados mostraram-se satisfatórios e os dados MMT e o MCSEM são capazes de gerarm uma estimativa com maior acurácia nos dados do que cada método separadamente, atenuando as ambiguidades.
Dissertação de Mestrado
16/03/2022

A study on 1D joint and laterally constrained inversion of 2D EMMF, CSAMT and MT data using analytical derivatives
Embora as inversões convencionais de dados separados possam gerar modelos úteis, resultados melhores podem ser obtidos através de inversão conjunta uma vez que essa informação extra adicionada reduz a ambiguidade ou a não-unicidade do problema. Foi avaliado um esquema de inversão conjunta aplicado a três diferentes métodos eletromagnéticos: Audiomagnetotelúrico de Fonte Controlada (CSAMT), Método Eletromagnético a Multi-frequência (EMMF) e Magnetotelúrico (MT). Estes múltiplos conjuntos de dados são combinados e invertidos dois a dois, a fim de estimar um modelo comum de parâmetros (condutividades) que ajustam simultaneamente ambos os conjuntos de dados. Utilizamos uma técnica de inversão com vínculos na lateral para estimar modelos
pseudo-2D e aplicamos o método de Marquardt para resolver os problemas de inversão conjunta 1D, regularizados com Suavidade Global ou Variação Total. Exemplos com dados sintéticos 1D e 2D demonstraram que os modelos derivados da inversão conjunta dos métodos EMMF+CSAMT e CSAMT+MT resolvem melhor as variações de resistividade da subsuperfície terrestre já que esses métodos fornecem informações complementares.

Dissertação de Mestrado
16/03/2022

Sismoestratigrafia e estruturação da região central da Bacia de Tucano (Cretáceo, Brasil)
A região central da Bacia de Tucano, uma bacia rifte continental do Cretáceo, foi investigada por suas características estruturais e estratigráficas, usando dados de sísmica 2-D pós-stack, dados de poços e dados potenciais. A metodologia foi guiada pelos princípios de estratigrafia de sequências aplicada à bacias rifte, auxiliada pela análise de atributos sísmicos e de fácies sísmicas, almejando a identificação de terminações estratais, mapeamento de feições estruturais, como falhas e topo do embasamento, e discordâncias. A literatura na Bacia de Tucano Central tradicionalmente reconhece apenas duas sequências deposicionais que formam o preenchimento sedimentar da seção rifte, entretanto, a presente análise estratigráfica reconheceu um arcabouço de sete discordâncias intrarifte, formando oito sequências de terceira ordem. Mapas de espessura sísmica foram gerados com o objetivo de inferir a localização dos depocentros durante a deposição das sequências e o sentido dos fluxos de sedimentação. Com o objetivo de estudar a profundidade anormal do depocentro da bacia, dados gravimétricos foram processados gerando mapas de anomalia Bouguer residual, e uma análise espectral foi realizada, que localizou o depocentro da bacia a aproximadamente 16 km, uma profundidade rara entre bacias rifte. Modelagens gravimétricas integradas a dados sísmicos foram realizadas com o objetivo de verificar as características estruturais e estratigráficas interpretadas anteriormente e de veri#car a profundidade do depocentro da bacia encontrada pela análise espectral. Por fim, este trabalho propõe uma carta estratigráfica atualizada para a porção central da Bacia de Tucano e discute o papel da tectônica neste específico arcabouço estratigráfico.

Dissertação de Mestrado
16/03/2022

Modelagem conjunta 2D geoidal e geotérmica: estrutura litosférica da região adjacente à Bacia Sergipe - Alagoas
Neste trabalho aplicaram-se métodos que integram dados geofísicos e petrológicos com objetivo de estudar a estrutura crustal e litosférica tomando como referência três perfis que cruzam o domínio Salvador-Esplanada-Boquim (SEB), Faixa Sergipana, o domínio Pernambuco- Alagoas (PEAL) e a Sub-Bacia Alagoas, no nordeste do Brasil. Esses métodos permitiram desvendar as principais feições crustais, litosféricas e suas relações tectônicas com a interface crosta-manto (Moho), bem como a interface litosfera-astenosfera (LAB) desta região. A estrutura da crosta foi restringida por dados geológicos, gravimétricos e sismológicos disponíveis, e composição química para corpos que constituem o manto. Os dados utilizados são as anomalias Bouguer e ar-livre, altura geoidal, topografia e dados geotérmicos, que também foram associados a composição química do manto. Portanto, primeiramente realizou-se uma modelagem para estimar automaticamente a espessura da crosta e da litosfera numa abordagem unidimensional utilizando dados de anomalia de geóide e topografia acoplado à análise térmica. Os resultados obtidos foram em seguida utilizados como informação à priori na modelagem geotérmica da litosfera que permitiu obter modelos litosféricos 2D mais acurados, de distribuição de temperatura, densidade e de velocidade das ondas sísmicas P e S para a litosfera. Os resultados da espessura crustal mostram afinamento da crosta para o domínio SEB e o Cinturão Sergipano com valores variando de 32-36 km, e mais espessa para o domínio PEAL variando de 38-40 km, esses resultados estão em concordância com dados sísmicos e gravimétricos. Os resultados da interface litosfera-astenosfera (LAB) mostram valores máximos no domínio PEAL atingindo 202 km. O domínio SEB e a Faixa Sergipana são caracterizadas por uma LAB que varia de 169 a 180 km. Com base na variação lateral da composição química do manto litosférico, foi possível obter o melhor ajuste das velocidades P e S, e da distribuição de densidade. Os resultados mostram que o domínio PEAL possui uma composição diferente que se estende aos domínios Marancó, Poço-Redondo, Canindé e Rio Coruripe.

Dissertação de Mestrado
16/03/2022

Análise sismoestratigráfica das sequências transicionais e drifte da Bacia de Almada
O presente trabalho visa a interpretação de dados de poço e de linhas sísmicas 2D pós-empilhadas da área que abrange a Bacia de Almada, auxiliada pela interpretação de perfis geofísicos de poço. A base de dados compreende um conjunto de 50 linhas sísmicas pós-stack migradas, sendo 22 linhas dip e 28 linhas strike. A metodologia do trabalho conta com as principais etapas para a realização de uma interpretação sismoestratigráfica padrão, contemplando a confecção de sismograma sintético de dado de poço para correlação com as linhas sísmicas, além da utilização de atributos sísmicos, úteis para a identificação de terminações estratais, superfícies estratigráficas e feições estruturais, como discordâncias e falhas, por exemplo. A análise sismoestratigráfica permitiu compreender o processo de preenchimento da Bacia de Almada, desde a região do embasamento raso até a região de águas profundas, onde foram identificadas uma sequência de segunda ordem referente à fase transicional e seis sequências de segunda ordem associadas à fase drifte. As interpretações mostraram que a evolução do drifte passou por três fases distintas do ponto de vista deposicional: primeiro uma fase transgressiva, compreendida entre o Turoniano e o Eomaastrichtiano, seguida de uma fase de sedimentação concentrada na região de plataforma entre o Neomaastrichtiano e o Mesoeoceno e finalmente uma fase regressiva, compreendida do Mesoeoceno ao recente. Foram mapeadas algumas feições geológicas importantes da bacia, tais como complexos de transporte de massa e um cânion na região da plataforma e talude, conhecido como Cânion de Almada. A Bacia de Almada encontra-se inserida na categoria das bacias brasileiras da margem leste passiva, no sudeste do Estado da Bahia. Apesar da disponibilidade de dados sísmicos e do seu potencial petrolífero, ainda é considerada uma bacia pouco explorada. A área de estudo consiste de um polígono de aproximadamente 9500km 2 . O mapeamento estratigráfico considerou as discordâncias que limitam o topo da sequência rifte, através da DPR (Discordância Pós-rifte); topo da sequência Transicional, através da DPT (Discordância Pós-Transicional); e os topos de cada sequência Drifte.A interpretação sísmica estrutural considerou a Falha de Aritaguá que, junto com outras falhas normais que se desenvolveram na região, compartimentou a bacia em três trechos principais de falhas normais de alto ângulo e rejeito, formando-se assim um sistema de falhas. O mapeamento estratigráfico considerou sequências de segunda e terceira ordem. Os resultados da interpretação permitiram a confecção de mapas e seções geológicas, de maneira a ilustrar os principais sistemas sedimentares atuantes em cada estágio de sedimentação da bacia, de acordo com seus respectivos tratos tectônicos interpretados.

Dissertação de Mestrado
16/03/2022

Sismoestratigrafia correlativa entre as bacias de Tucano Sul e Recôncavo
A estratigrafia de sequências, aplicada a bacias do tipo rifte, consiste em uma adaptação do modelo clássico que se encontra em plena fase de consolidação. Os fundamentos norteadores da estratigrafia de sequências se aplicam em qualquer contexto de sedimentação e são fundamentais para entender a história deposicional de uma bacia. O presente trabalho teve como objetivo estudar o arcabouço sismoestratigráfico de Tucano Sul, sob o viés da estratigrafia de sequências aplicada a bacias rifte, a fim de correlacionar esse estudo com a bacia do Recôncavo. A partir da integração das seções sísmicas compostas associadas a dados de perfis geofísicos e litológicos de 15 poços, foi realizado o tratamento desses dados no software de interpretação sísmica IHS Kindle. A análise sismoestratigráfica de Tucano Sul aqui desenvolvida, envolveu a interpretação das terminações de refletores, definição das unidades sismoestratigráficas a partir do mapeamento de superfícies-chaves, além da caracterização das principais sismofácies. Como resultado, foram individualizadas cinco unidades sismoestratigráficas, segundo o modelo aqui adotado: unidade Pré-rifte, Rifte 1, Rifte 2, Rifte 3 e unidade Pós-rifte. Foram definidas cinco sismofácies, SF1 a SF5, cada qual com seus parâmetros característicos. Ao fim, propôs-se uma discussão acerca da correlação sismoestratigráfica com a bacia do Recôncavo. Para o intervalo rifte, Tucano Sul apresentou uma sequência sismoestratigráfica a menos comparada com a bacia do Recôncavo, indicando importante evento erosivo durante o seu desenvolvimento.

Dissertação de Mestrado
14/03/2022

Filtragem SSA e interpretação de dados magnetotelúrico do limite entre as Bacias do Recôncavo e Camamu
O presente trabalho propõe uma interpretação dos dados magnetotelúricos adquiridos na região da Ilha de Itaparica, Bahia, Brasil, região limite entre as Bacias do Recôncavo e Camamu. Numa fase anterior ao processamento desses dados, esta pesquisa propõe sua filtragem baseada nas premissas da análise espectral singular e diretamente na sua série temporal. Essa filtragem foi realizada em dois estágios complementares: decomposição da série temporal inicial e reconstrução da série original decomposta. Um modelo sintético bidimencional (2-D) foi gerado para testar a eficiência desse filtro, que se mostrou satisfatório tanto em aplicações sintéticas, quanto em dados reais. A partir da filtragem, processamento e inversão 2-D dos dados de resistividade aparente e fase em duas direções ortogonais (modos TE e TM), foi possível realizar uma análise qualitativa das seções invertidas nos permitindo identificar a distribuição estrutural e sedimentológicas da região estudada. Além da identificação da Falha da Barra, que marca o limite entre as duas bacias citadas, a seção final interpretada sugere um regime estrutural caracterizado por um sistema de falhas que se acredita estar ligadas ao reflexo da zona de transferência com inversão de polaridade entre as direções de mergulho da Falha de Salvador e Falha da Barra.

Dissertação de Mestrado
14/03/2022

Inversão de dados gravimétricos do sistema de Bacias Recôncavo – Tucano – Jatobá
As diferenças de densidade das rochas em subsuperfície provocam uma variação no campo gravitacional da Terra, conhecida como anomalia de gravidade. A interpretação dessas anomalias de gravidade permite uma avaliação da provável profundidade e forma do corpo causador. Com os avanços científicos e computacionais, modelos geopotenciais foram desenvolvidos com a utilização de observações gravitacionais em escala global, inclusive por meio de missões de satélites espaciais. Este trabalho investiga a estrutura do Moho na região do sistema de bacias tipo rifte Recôncavo-Tucano-Jatobá com base na informação do campo de gravidade terrestre oriunda do modelo geopotencial EIGEN-6C4. Para tal, foi aplicada a inversão de dados de anomalias Bouguer no domínio da frequência, pelo método iterativo de Parker-Oldenburg, para a determinação da espessura e geometria da crosta na região. A inversão de dados de gravidade é para um modelo de duas camadas com contraste de densidade constante na interface Moho. O método assume que todo o sinal está relacionado à topografia do Moho. O programa se mostrou eficiente e pode lidar com grandes conjuntos de dados devido ao uso das funções MATLAB FFT2 e IFFT2. Os resultados alcançados contribuíram para o entendimento da evolução geodinâmica do sistema de bacias em questão.

Dissertação de Mestrado
14/03/2022

Análises espectral, fractal e multivariada: aplicações em dados climáticos e de perfis de poços de Moçambique
Esta dissertação aplica as análises espectral e fractal em séries climatológicas e as análises de agrupamento e discriminante em perfis geofísicos de poços. O primeiro caso teve como objetivo estudar a dinâmica climática da região sul de Moçambique, especificamente para determinar a periodicidade, persistência, tendência e variabilidade ao longo termo das séries de precipitação e de temperaturas extremas do período de 1960-2018. Os resultados das análises são relaci- onados com as atuais observações e projeções globais do clima constantes no quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-AR5) sobre a região da África Austral que inclui Moçambique. Em geral, o sinal de mudança climática em Moçambique é visível, e as tendências convergem para aquelas reportadas pelo IPCC-AR5. A aplicação das análises de agrupamento e discriminante em perfis de poços teve como objetivo determinar o perfil litológico e contatos fluidos em reservatórios. Foram utilizados dados de perfis de cinco poços perfurados sobre a Bacia sedimentar do Rovuma - Moçambique. Para a discriminação, um poço de referência foi escolhido para treinamento, e as funções obtidas a partir deste são aplicadas aos demais poços. O processo classificatório foi desmembrado em três fases principais. Os dois métodos foram aplicados de forma paralela e os resultados são confrontados em cada fase classificatória. De modo geral os dois métodos convergiram na definição litológica e na identificação dos fluidos. Os reservatórios da região são predominantemente saturados de gás.

<<  <   1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33  34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44  45  46  47  48  49  50  51  52  53  54  55  56  57  58  59  60  61  62  63  64  65  66  67   >  >>