Pesquisa

Desenvolvimento de plataforma de processamento sísmico com interface gráfica amigável (GêBR)

Esta linha de pesquisa é financiada pela FINEP (REDE01-FASE 4, projeto em andamento) e também pela PETROBRAS (REDE em Geofísica Aplicada, projeto em fase de implantação). Visa produzir uma plataforma computacional para a disseminação das pesquisas realizadas nos diversos centros brasileiros, bem como prover uma ferramenta de aprendizagem para alunos de geofísica de graduação e pós-graduação. Neste sentido, o projeto GêBR tem muito a contribuir para as pesquisas do INGP.

A GêBR é uma biblioteca computacional baseada nas tecnologias DOM e XML para a representação e manipulação de fluxo de processamento de dados sísmicos. Esta biblioteca viabiliza a criação de um ambiente de processamento sísmico, livre, aplicável tanto no âmbito acadêmico como no âmbito profissional. A biblioteca está implementada em linguagem C, e licenciada como software livre. Ela permite a implementação de novos métodos, e possibilita a interconexão entre eles na forma de fluxos de processamento encadeados e independentes.

A possibilidade do usuário, poder incluir e modificar livremente módulos de programas e subrotinas de processamento de dados sísmicos, integrados ao ambiente GêBR, juntamente ao pacote livre SU-CWP, é um fato de extremo valor, que interessa a toda a comunidade acadêmica como às indústrias e empresas de serviço que atuam na exploração do petróleo e gás.

O desenvolvimento da plataforma computacional GêBR representa uma linha de pesquisa que vem sendo conduzida por pesquisadores e alunos da UFBA, UFPA e UNICAMP. O ambiente computacional de fluxos e módulos de processamento integrados permite maior facilidade e rapidez no teste de idéias e validação dos métodos de processamento e representa um salto de qualidade na forma de trabalho de pesquisa em REDE no âmbito da geofísica. Esta linha de pesquisa tem se mostrado bastante atrativa aos alunos da graduação e pós-graduação em geofísica.

Como parte do presente projeto serão implementados e testados, no ambiente GêBR, módulos para análise de velocidades, e módulos de filtragem de múltiplas e do ground-roll.