Pesquisa

Atenuação de reflexões múltiplas

As reflexões múltiplas de curto e longo período mascaram as reflexões de interesse, degeneram a razão SINAL/RUÍDO e prejudicam o processamento sísmico, comprometendo seriamente a qualidade final das imagens sísmicas geradas. Alguns testes realizados para atenuação de reflexões múltiplas de curto período utilizando filtragem adaptativa, com janelas de tempo deslizante, deram resultados promissores. Também comprovamos que o uso do método de deconvolução direta multicanal (DDM), desenvolvido por Porsani e Ursin (2007), fornece resultados bastante efetivos na atenuação de reflexões múltiplas de longo período (Lima, 2008, e Maciel, 2006).

Outro resultado recente importante (Maciel et al, 2006) resulta da aplicação do método DDM utilizando os dados sísmicos no domínio CRS (Common Reflection Surface) (Müller,1999, Tygel e Müller, 1997). O método CRS simula a seção de afastamento nulo (AN) realçando indistintamente eventos de reflexões primárias e múltiplas, criando uma condição bastante favorável para a predição e atenuação das múltiplas Alguns parâmetros gerados durante o processamento CRS são utilizados no cálculo da velocidade de empilhamento, permitindo gerar seções de AN corrigidas de NMO, denominada de correção NMO-CRS. Neste domínio a DDM é aplicada para atenuar múltiplas de diferentes tipos (do fundo do mar, topo e base do sal, etc.). O método de DDM-CRS foi aplicado com sucesso utilizando traços coletados, simultaneamente, nos domínio CMP e afastamento comum, apresentando resultados muito bons (Maciel, 2006).

Alguns problemas persistem e precisam ser investigados. O tempo limitado de registro implica no truncamento do trem de múltiplas. Fora da janela considerada, os dados são considerados como nulos e este fato prejudica os resultados finais da filtragem preditiva. O novo algoritmo precisa ser testado na remoção de múltiplas de curto período em dados sísmicos sintéticos e reais. Ele também precisa ser otimizado para trabalhar com janelas de tempo deslizantes, onde os resultados se mostraram mais eficazes. Estes e outros pontos serão investigados ao longo do projeto.