Instituições

Universidade Federal da Bahia 

CPGG-UFBA 

Os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia que integram a equipe, têm executado vários projetos de pesquisa financiados pela Finep, CNPq, Fapesb e Petrobras. Também são professores do quadro permanente da UFBA, e participam ativamente das atividades acadêmicas do Curso de Graduação em Geofísica e do Programa de Pós-graduação em Geofísica.

As pesquisas em geofísica, em desenvolvimento no CPGG-UFBA, compreendem os programas de exploração de petróleo, exploração mineral e recursos hídricos e geofísica pura e ambiental.

CTAI-UFBA 

O Centro de Capacitação Tecnológica em Automação Industrial (CTAI) representa hoje um alicerce para o apoio ao desenvolvimento de projetos com a Petrobras, assim como, para o programa de Mestrado em Mecatrônica da UFBA (PPGM).

Temas associados à engenharia de reservatórios, com as geociências, têm feito parte do cotidiano do CTAI de forma crescente, de tal modo que a integração entre estas áreas é hoje uma expectativa e uma necessidade dos projetos deste Centro.


Universidade Federal do Pará 

CPGf-UFPA 

Desde seu início em 1972, o Curso de Pós-Graduação em Geofísica (CPGf) tem como ênfase a aplicação da geofísica à prospecção mineral, água-subterrânea e hidrocarbonetos. Em 1988, foi celebrado um convênio com a Petrobras, reorientando o enfoque principal para petróleo e gás e criando uma nova área de concentração – a geofísica de poço.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte 

PPGG-UFRN 

O Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Geodinâmica e Geofísica da UFRN (PPGG/UFRN) tem, desde a sua fundação em 1995, uma forte experiência multidisciplinar por ser formado por pesquisadores da geologia e da geofísica.

O PPGG se estrutura em duas áreas de concentração, geodinâmica e geofísica, e quatro grandes linhas de pesquisa: evolução litosférica e processos geodinâmicos, geologia e geofísica do petróleo, geologia sedimentar e marinha e geologia e geofísica aplicadas.

Universidade Estadual de Campinas 

IMECC-Unicamp 

Na Unicamp, não existem cursos oficiais de geofísica. A geofísica do petróleo é representada pelo grupo de geofísica computacional do Departamento de Matemática Aplicada no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas.

Dissertações e teses em Geofísica de Petróleo foram elaboradas nos programas de pós-graduação de Matemática Aplicada (MA), Geociências (IG) e Engenharia de Petróleo (EP). Em 2007, foi criada a linha de pesquisa Geofísica de Reservatórios para os pós-graduandos em engenharia de petróleo com temas em geofísica de petróleo.

Universidade Estadual do Norte Fluminense 

LENEP-UENF 

O Laboratório de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro iniciou suas atividades no início da década de 90 e possui curso de Graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Pós-Graduação stricto sensu, mestrado e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração. Foi o primeiro curso brasileiro a formar engenheiros especificamente para atuar em E&P de petróleo. Seus pesquisadores ligados ao INCT-GP atuam na área de caracterização geofísica de reservatórios, exploração geofísica com métodos eletromagnéticos e modelagem matemática e computacional.

Centro Universitário SENAI – Cimatec 

SENAI – Cimatec 

Com a instalação do Centro de Computação de Alta Performance, inicialmente com o supercomputador Yemoja, o SENAI-Cimatec deu partida em suas atividades de pesquisa e formação de pessoal como membro do INCT-GP. Além das atividades relacionadas à computação de alta performance propriamente dita, estabeleceu um grupo de pesquisas em Dinâmica dos Fluidos Computacional, atuando nas áreas de escoamento turbulento em pipelines, dirigido para transporte em oleodutos; Engenharia Oceânica, com trabalhos voltados para manobrabilidade e estabilidade de Veículos Submarinos Autônomos para inspeção de linhas de produção; e escoamento em meios porosos, estudando escoamentos bifásicos e do tipo “black oil” em reservatórios de petróleo. O Centro Universitário SENAI-Cimatec possui, ainda um Programa de Pós-Graduação latu sensu, com mestrado e doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, atualmente com nota 5 da CAPES.

Universidade Federal Fluminense 

GIECAR 

Os pesquisadores da UFF, que integram a equipe do INCT-GP, atuam nas atividades acadêmicas do Curso de Graduação em Geofísica e do Programa de Pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos da Terra, na área de concentração em Geologia e Geofísica Aplicada, da UFF e integram o Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR). A equipe do GIECAR possui ampla experiência em reservatórios convencionais e não convencionais. O grupo conta com a cooperação da indústria e de órgãos de fomento em suas pesquisas, recebendo apoio da Petrobras e da Equinor, além do CNPq, da CAPES e da FAPERJ. O GIECAR tem como propósito integrar os métodos geofísicos com a interpretação geológica para a diminuição de riscos exploratórios e aumentar o fator de recuperação dos campos.

 
Contato

INCT-GP - Sede
Salvador-BA, Brasil
inctgp.cpgg.ufba@gmail.com
Tel.: (71) 3283-8551