Produção Científica



Dissertação de Mestrado
14/03/2022

Inversão de dados gravimétricos do sistema de Bacias Recôncavo – Tucano – Jatobá
As diferenças de densidade das rochas em subsuperfície provocam uma variação no campo gravitacional da Terra, conhecida como anomalia de gravidade. A interpretação dessas anomalias de gravidade permite uma avaliação da provável profundidade e forma do corpo causador. Com os avanços científicos e computacionais, modelos geopotenciais foram desenvolvidos com a utilização de observações gravitacionais em escala global, inclusive por meio de missões de satélites espaciais. Este trabalho investiga a estrutura do Moho na região do sistema de bacias tipo rifte Recôncavo-Tucano-Jatobá com base na informação do campo de gravidade terrestre oriunda do modelo geopotencial EIGEN-6C4. Para tal, foi aplicada a inversão de dados de anomalias Bouguer no domínio da frequência, pelo método iterativo de Parker-Oldenburg, para a determinação da espessura e geometria da crosta na região. A inversão de dados de gravidade é para um modelo de duas camadas com contraste de densidade constante na interface Moho. O método assume que todo o sinal está relacionado à topografia do Moho. O programa se mostrou eficiente e pode lidar com grandes conjuntos de dados devido ao uso das funções MATLAB FFT2 e IFFT2. Os resultados alcançados contribuíram para o entendimento da evolução geodinâmica do sistema de bacias em questão.

Dissertação de Mestrado
14/03/2022

Análises espectral, fractal e multivariada: aplicações em dados climáticos e de perfis de poços de Moçambique
Esta dissertação aplica as análises espectral e fractal em séries climatológicas e as análises de agrupamento e discriminante em perfis geofísicos de poços. O primeiro caso teve como objetivo estudar a dinâmica climática da região sul de Moçambique, especificamente para determinar a periodicidade, persistência, tendência e variabilidade ao longo termo das séries de precipitação e de temperaturas extremas do período de 1960-2018. Os resultados das análises são relaci- onados com as atuais observações e projeções globais do clima constantes no quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-AR5) sobre a região da África Austral que inclui Moçambique. Em geral, o sinal de mudança climática em Moçambique é visível, e as tendências convergem para aquelas reportadas pelo IPCC-AR5. A aplicação das análises de agrupamento e discriminante em perfis de poços teve como objetivo determinar o perfil litológico e contatos fluidos em reservatórios. Foram utilizados dados de perfis de cinco poços perfurados sobre a Bacia sedimentar do Rovuma - Moçambique. Para a discriminação, um poço de referência foi escolhido para treinamento, e as funções obtidas a partir deste são aplicadas aos demais poços. O processo classificatório foi desmembrado em três fases principais. Os dois métodos foram aplicados de forma paralela e os resultados são confrontados em cada fase classificatória. De modo geral os dois métodos convergiram na definição litológica e na identificação dos fluidos. Os reservatórios da região são predominantemente saturados de gás.

Dissertação de Mestrado
14/03/2022

Processamento de dados sísmicos para detecção de possíveis reservatórios não convencionais de gás na Bacia do Recôncavo
Atualmente os reservatórios não convencionais tornaram-se muito atrativos para a industria, entre os não convencionais existe o shale gás (gás presente em folhelho). O objetivo deste trabalho é, através do estudo de atributos sísmicos em um cubo processado, obter uma região de interesse, o Sweet Spot . Para tanto foi realizado um processamento sísmico composto por um fluxograma simples de processamento e uma analise dos atributos de frequência média, COT e TecVA. A analise de COT foi obtida através de uma relação linear entre impedância acústica e COT, calculada utilizando o método Total Least Square (mínimos quadrados totais) para minimização do erro em ambas as dimensões. Neste Trabalho foi utilizado o cubo de aquisição sísmica 3D 0026 CEXIS da Bacia do Recôncavo e 14 poços que foram utilizados para linearização do COT. Na literatura, espera-se para reservatórios não convencionais valores de 4 % de COT, em uma região de hidrocarbonetos maturados. Com o estudo realizado foi possível identificar uma região de interesse de exploração, porem com grandes ressalvas à qualidade dos resultados obtidos comparados com o que é informado pela literatura, fazendo uma consideração para regiões de 1 % de COT.

Dissertação de Mestrado
14/03/2022

Métodos para filtragem e representação tempo-frequência - aplicação no processamento de dados sísmicos da Bacia do Recôncavo
O tratamento de dados sísmicos não é uma tarefa fácil, pois em meio às reflexões de interesse existem diversos ruídos, em todas as porções do dado sísmico. Os objetivos deste trabalho são: processar dados sísmicos terrestres com a mínima presença de ruídos que camufla as reflexões e gerar painéis de atributos sísmicos com boa resolução, que possam auxiliar a interpretação e reduzir ambiguidades. Para atenuar o ground roll, principal ruído nos dados terrestres, utilizamos o método de filtragem Singular Spectrum Analysis Recursivo Iterativo (SSA-RI) e propomos um novo método denominado Média Recursiva Iterativa (M-RI), também usado para decompor os dados em bandas de energia. Com a aplicação de ambos os métodos, no domínio t − x, o ground roll foi devidamente atenuado. Ao utilizá-los nos domínios f − x e t − k, foi possível capturar a coerência lateral e eliminar resíduos que não se correlacionavam espacialmente. Após as filtragens e demais etapas do processamento, na tentativa de revelar informações valiosas para auxiliar na caracterização de reservatórios, geramos atributos sísmicos instantâneos e médios instantâneos derivados da distribuição de Wigner-Ville.

Dissertação de Mestrado
14/03/2022

Processamento e interpretação de dados sísmicos associados à folhelhos gasógenos na Bacia do Recôncavo
O atual interesse em explorar reservatórios não convencionais na Bacia do Recôncavo, devido ao seu alto potencial em gás de folhelho, busca superar dificuldades na caracterização do reservatório alvo devido a baixa razão sinal/ruído dos dados sísmicos. Para isso deve-se realizar um processamento sísmico ótimo para reservatórios de gás de folhelho, sendo este o principal objetivo do trabalho com foco em dados sísmicos 3D. Para otimizar a resolução dos dados, alguns métodos de filtragem são introduzidos durante as etapas do processamento sísmico. Entre as técnicas de filtragem apresentadas, encontra-se o Singular Spectrum Analysis que baseado na decomposição SVD, tem como objetivo atenuar a presença do ruído de baixa-frequência, o ground roll. Outra técnica ´e a deconvolucão, cujo objetivo ´e aumentar a resolução vertical principalmente na região mais rasa dos dados. Após o processamento sísmico 3D busca-se caracterizar regiões contendo possíveis reservatórios de shale gás. Para isso pode-se aproveitar informações de poços realizando amarrações sísmica-poço. Entretanto, em algumas regiões, a identificação dos padrões sísmicos relacionados ao shale gás não é clara, por isso a utilização dos atributos sísmicos podem ser utilizados para diminuir incertezas e suposições, permitindo uma melhor interpretação das regiões de interesse. Para realização deste trabalho são utilizados os softwares de processamento Seisspace, Seismic Unix, a linguagem de programação fortran, e o software DUG Insight para a etapa de amarração sísmica-poço.

Dissertação de Mestrado
06/11/2019

Alberto Ruiz Vieira de Melo Filho. Estudo de processo de injeção automotiva usando técnicas de simulação com OpenFOAM
Alberto Ruiz Vieira de Melo Filho. Estudo de processo de injeção automotiva usando técnicas de simulação com OpenFOAM. 2018. SENAI/CIMATEC. Orientador: Ivan Costa da Cunha Lima.
Dissertação de Mestrado
06/11/2019

Daniele Pantoja Monteiro. Inversão gravimétrica 2D eficiente e estável do relevo do embasamento descontínuo
Daniele Pantoja Monteiro. Inversão gravimétrica 2D eficiente e estável do relevo do embasamento descontínuo. 2019. Universidade Federal do Pará. Orientador: Darcicléa Ferreira Santos.
Dissertação de Mestrado
06/11/2019

Jozinei Ferreira Lopes. Validade das aproximações 2D e 2,5D na interpretação magnética usando prismas verticais justapostos.
Jozinei Ferreira Lopes. Validade das aproximações 2D e 2,5D na interpretação magnética usando prismas verticais justapostos. Universidade Federal da Bahia. Orientador: Darcicléa Ferreira Santos.
Dissertação de Mestrado
06/11/2019

Peter Americo Peny Machado. Continuação da Velocidade em Família de Ponto Imagem Comum em Profundidade
Peter Americo Peny Machado. Continuação da Velocidade em Família de Ponto Imagem Comum em Profundidade. 2019. Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Maria Amélia Novais Schleicher.
Dissertação de Mestrado
06/11/2019

João Cândido Magalhães.  Inversão de Marchenko em uma dimensão
João Cândido Magalhães.  Inversão de Marchenko em uma dimensão. 2019. Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Maria Amélia Novais Schleicher.
<<  <   1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14   >  >>